"Em nossa mente imaginamos estribilhos"

Todo mundo sabe que a melhor e mais importante banda do rock gaúcho é a Graforréia Xilarmônica. Fundada na metade dos anos 80, ela foi responsável por moldar o que hoje é conhecido como este gênero. Sem a Graforréia não existiriam a Bidê ou Balde ou a Video Hits, principais bandas em termos de criatividade vindas do extremo sul do país nesta década que finda. O cinismo e senso melódico da Graforréia e forma de tratar isso, como num caos sonoro, influenciaram toda uma geração. Sem contar que eles foram uma das primeiras bandas a reverenciar e cultuar a Jovem Guarda, quando isso ainda não era moda. Roberto e Erasmo sempre foram parte fundamental da equação sonora da banda.

O documentário “Erga-te, Graforréia Xilarmônica”, dirigido por Felipe Ferreira, se propõe a contar essa história. Com imagens raras de shows antigos, aparições na TV e entrevistas com Frank Jorge (baixo), Carlos Pianta (guitarra), Alexandre Birck (bateria) e Marcelo Birck (guitarra), é um documento fundamental para entender a dinâmica particular da banda. Estão lá a história da formação da banda, da escolha do nome, a saída de Marcelo e principalmente uma análise pelos membros da influência da banda e por que a Graforréia continua sendo única e inimitável. Obrigatório para quem gosta de rock nacional.

A Graforréia acabou “oficialmente” em 2001, num show no festival Upload, em São Paulo, descrito por todos que estiveram presentes como histórico. Desde então, a banda se reúne esporadicamente para shows. Em 2007 lançaram o disco “Ao Vivo” pelo selo Senhor F, com duas músicas inéditas, uma delas “40 anos”, de onde saiu o verso que dá título ao post. Além de tudo isso, a Graforréia é responsável pelo clássico-mor do rock gaúcho, “Amigo Punk”, que tem a história de sua composição contada no documentário.

A primeira parte do documentário está lá em cima. Aqui a 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Ótima dica do Matias.

Amigo Punk – Graforréia Xilarmônica

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “"Em nossa mente imaginamos estribilhos"”

  1. pablo Says:

    ja acabou e não deixou saudades, pois no quesito inovação eles eram a cópia da cópia….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: