Entrevista – Fernanda Takai

Quando lançou em 2007 o disco Onde Brilhem os Olhos Seus, Fernanda Takai colocava no mercado seu primeiro disco solo, com uma assinatura própria na sonoridade, mas ainda com um repertório preso em um artista só – Nara Leão, no caso. Assim, não é exagero dizer que Luz Negra, o registro ao vivo da turnê do álbum tem um gosto especial. O disco traz as principais músicas do disco e vários covers (e uma música própria) que Fernanda adicionou ao espetáculo a partir de seu gosto pessoal. “Agora as pessoas enxergam muito mais qual é o meu DNA musical.”

Luz Negra é a celebração de um momento especial da carreira de Fernanda. Mesmo após mais de 15 anos à frente do Pato Fu, ela conta que nunca teve tanto reconhecimento antes. “É curioso, mas parece que quando você é vocalista em uma banda você não é uma cantora. Ao sair em carreira solo você fica disponível para outros convites, e se descola da visão de que só canta coisas autorais”, reflete. Assim, ela acabou participando de shows especiais como o dos 50 anos da Bossa Nova, e o CD alcançou públicos que antes não a conheciam tanto.

A mudança de comportamento na carreira solo vai além. Fernanda ressalta a maior liberdade que teve ao definir os rumos do projeto. “Numa banda você tem que sempre obedecer à democracia, ouvir a opinião de todo mundo – e respeita-la.” Esse lado mais solto da cantora se refletiu na presença de palco, pois nos shows solos Fernanda acaba interagindo muito com o público e assumindo uma posição de crooner. “Esses shows foram um bom desafio, tenho que ter um exercício de concentração muito maior para subir ao palco e desempenhar meu papel. Cantar pop-rock é bem mais fácil”, analisa.

Além do CD, Luz Negra também sai em DVD. O repertório das duas mídias, no entanto, é diferente. Enquanto o registro visual traz todas as músicas de “Onde Brilhem os Olhos Seus” mais as adicionadas durante o processo do show, o CD traz apenas sete músicas do disco de estúdio. “Para um disco ao vivo funcionar ele tem que trazer algo que o de estúdio não tem. Por isso fiz questão de colocar todos os bônus do show e manter a espinha dorsal de Onde Brilhem”.

Entre os covers incluídos nos shows se destacam “Ordinary World”, do Duran Duran – uma das bandas favoritas de Fernanda -, a linda “There Must Be An Angel”, do Eurythmics e a homenagem a Michael Jackson com “Ben” – vale lembrar que o disco foi gravado um mês antes da morte do cantor e a música estava no repertório do show desde o começo da turnê. O disco traz também uma única música de autoria de Fernanda em parceria com o marido e guitarrista John. “5 discos” é inédita na voz de sua compositora, mas já havia sido registrada antes por Pedro Mariano.

Mesmo com todo o sucesso alcançado com o projeto, Fernanda não tem planos de continuar com a carreira solo. As únicas certezas no momento são que ela terminará a turnê, o que deve acontecer perto do carnaval de 2010. Em setembro mesmo ela e os outros músicos do Pato Fu já começam a se reunir para iniciar o processo de gravação do disco novo da banda, que deve sair no primeiro semestre do próximo ano.

Anúncios

Tags: ,

43 Respostas to “Entrevista – Fernanda Takai”

  1. paulo thiago Says:

    Não sou especialista em música, mas essa cantora é mto ruim, suas musicas são irritantes.E olha q sou mto tolerante….
    Ela está para a mpb assim com o o grupo KLb está para o pop…
    um nojo

  2. alan Says:

    ela não sabe cantar!

  3. dandan Says:

    pauulo thiago não entende nada de musica, não comenta!

  4. dandan Says:

    cala a boca

  5. dan dan Says:

    não colocou o comentário porq o fdp?

  6. Goodsong Says:

    Paulo Thiago, nota-se que você não é especialista em música. Você tem todo o direito de não gostar da Fernanda Takai, porém, se deseja fazer comentários em nível musical, vá estudar um pouco, uns 10 anos pelo menos, e depois volte a postar. Ah! E você, Alan, sabe cantar? O Brasil todo sabe quem é Fernanda Takai, mas aposto que não sabe quem é você.

  7. JOSEPH RUELA Says:

    SUAS BICHINHAS COMENTARISTAS

  8. ROSE Says:

    Parabéns Fernanda por você existir. Você tem um talento e uma sensibilidade incríveis. Não vejo a hora de ouvir teu último trabalho. Gostaria também de te parabenizar pela coragem em apoiar causas ecológicas. Você é uma menina MA-RA-VI-LHO-SA !!!

  9. itamar Says:

    Fernanda é show.
    Comentários absurdos!

  10. Sidney Says:

    Também não entendo muito de música, mas a Fernanda e sim, uma boa cantora, lembra um pouco a Bjork. É a “nossa” Bjork 🙂
    Dá pra sentir bem a sua sensibilidade musical. É de uma sensibilidade comedida e controlada, bem ao estilo dos nipônicos.

  11. Claudia Says:

    O Paulo Thiago deve ter gosto refinado… Mc Sapão, Créu…

  12. David Says:

    Fernandinha Takai manda muito bem, sabemos que ela não tem um poderio de voz, porém muito suave e gostosa de ouvir.

  13. GLAUCIANE Says:

    a Fernanda é linda inteligente e sabe tudo…seus invejosos

  14. GLAUCIANE Says:

    Eu estava no SESC Pompéia e foi TUUUUUDOOOOOOOOOO de bom…… ela canta muitoo….

  15. paulo thiago Says:

    vcs q gostam dela, ja imagino o motivo:
    vcs bebem pinga e não sabem o que é melhor pra si kkkkkkkkkkk.
    parafraseando o grande sucesso da cantora, uma musica de alto gabarito, um classico….

  16. Clemilton Silva Says:

    Ué!? Não se pode dizer que uma cantora é ruim? Não se pode dizê-lo sem, com efeito, ter o “sucesso” e a “beleza” da supracitada artista evocado e brandido como se fosse uma espécie de verdade irrefutável? Acho lamentável quando uma crítica estética suscita reações tão virulentamente passionais.

  17. Trabuko Says:

    Esta cantorazinha é muito ruim não tem voz e não tem mais nada

  18. Gustavo Rodrigues Says:

    A própria Fernanda nunca se considerou uma “grande” cantora. Mas sua voz é a particularidade que mais chama atenção no seu trabalho. O jeito doce de cantar somado ao carisma dela a fazem ser o que é. Há muitas outras cantoras brasileiras com bastante prestígio cujas vozes,sim, são horrorosas. Mas não quero entrar nessa questão.

  19. Sandra Mara Says:

    acho a Fernanda o máximo!

  20. Marcelo Says:

    se depender de mim ela morre de fome…fala serio vai cantar na cadeia ok

  21. Marcelo Says:

    Se depender de mim morrer de fome..fala serio! vai cantar na cadeia.

  22. Gilberto Says:

    Aprendi a escutar a fernanda com meu filho, adoro escula cantando, tem uma musica dela, q sempre escuto, não lembro o nome, mas diz assim, EU NÃO VIM AKI, PRA LHE PEDIR, NEM EXPLICAR NADA PRA MIM, EU SÓ VIM AKI, haaa, é mais ou menos assim, FERNANDA VC É TUDO DE BOM. quem me dera um dia poder ver um show teU.

  23. Vagner Says:

    Paulo Thiago você não é especialista em música e talvez não seja em mais nada. Concordo com a Claudia, acima “O Paulo Thiago deve ter gosto refinado… Mc Sapão, Créu…”.
    E o Sr Marcelo postou duas vezes “se depender de mim ela morre de fome…fala serio vai cantar na cadeia ok” é um comentário típico de quem compra CD/DVD pirata.
    Que comentariozinhos mais infelizes!
    Fernanda Takai parabéns e sucesso, no Altas Horas voçê estava ótima.

  24. Dan Says:

    Bem.. gosto é algo que não se discute. Estive na gravação do DVD e foi simplesmente um dos melhores shows que pude presenciar.

    Quanto as opiniões sugiro que as que as façam sem que seja preciso denegrir a imagem da cantora. Este e o trabalho dela, ela faz porque gosta e pronto. Quem quiser ouvir que ouça. Caso contrário há muitos outros bons artistas para serem apreciados ok?

  25. Dan Says:

    Bem.. gosto é algo que não se discute. Estive na gravação do DVD e foi simplesmente um dos melhores shows que pude presenciar.

    Quanto as opiniões sugiro que as que as façam sem que seja preciso denegrir a imagem da cantora. Este e o trabalho dela, ela faz porque gosta e pronto. Quem quiser ouvir que ouça. Caso contrário há muitos outros bons artistas para serem apreciados ok?!

  26. Andrei/RS Says:

    Fernanda é um a artista exemplar, fora sua qualidade artistica possui outros humanos q muitos desconhecem, mas o julgamento incoerentes, falando sobre qualidade musical, mesmo q gostos são discutíveis,sempre é uma coisa desleal com o artista, principalmente quando o conhecimento musical de quem julga, é abaixo da critica.
    Abraço Fernanda e Jonh

  27. Simone Says:

    Acho a delicadeza da voz da Fernanda ímpar, suave e gostosa de ouvir. não é todo mundo que tem bons ouvidos pra isso, cada um com seu gosto… quem não ouviu ela cantar a Nara Leão não sabe o que está perdendo ou não sabe o que é música de qualidade.

  28. Alexandre Says:

    Gilberto, escuta esta música com a Ana Carolina… depois nos conta. A Fernanda Takai tem um voz peculiar, mas prefiro ela no Pato Fu mesmo.

  29. Danushka Says:

    Eu acho que ela é uma gracinha de pessoa, mas não gosto da voz, acho fraca.

    Concordo com o Clemilton, cada um diz o que quer, uai!

  30. paulo thiago Says:

    o Clemilton esgotou o assunto, parabens pela serenidade do comentario!
    e é evidente que se eu gostasse dos “musicos” elencados pela deselegante sra Claudia e pelo asno do Sr Vagner que escreve voce com cedilha, não me preocuparia em postar meu comentario, quando li a entrevista.

  31. Deborah SP Says:

    Fernanda Takai!
    Volta para o Pato Fu….por favor!!!!!!!

  32. roberto dos santos costa Says:

    eu quase não conheço fernanda takai,sei que ela é vocalista da banda pato fu e é casada com o proprio guitarrista dela,o som do grupo é bom,mas carece de duas coisas apenas: a vocalista encorpar mais a voz cantando também samba rock e um pouco de djavan e lulu santos, que também ajudam a melhorar a sonoridade( tanto pelo talento musical quanto pelas letras,um exemplo disso: o cantor jorge vercilo =composiçoes a la djavan e ecletismo musical de lulu,daí…) e gravarem uma musica no estilo cidade negra( que também são bons ,mesmo sem o toni garrido.) pra se ” consagrarem” de vez no cenário musical internacional. não sou nelson motta,mas dou meus toques,eh.eh.

  33. luiz carlos Says:

    Se a Fernanda não sabe cantar, quem é que sabe? A Sheila Melo? Pelo amor de Deus, esta menina é 10… casaria com ela se pudesse

  34. Luciana Lima Says:

    Falar de Fernanda Takai é primeiro lembrar de bons tempos do Pato Fu e nunca esquecer que ela embalou sucessos como Perdendo Dentes, Sobre o Tempo, Made In Japan, e tantos outros.
    Fernanda tem sim a voz delicada e uma sensibilidade boa pra música. Pode nao ter a voz forte de cantoras consagradas, mas tem a essencia que muitas cantoras nao tem.
    Falar de Fernanda Takai é sentir a leveza que cada música tem “num todo”, é inovaçao e transformação, diferenças, e sempre criativadade.
    Fernanda é uma das poucas mulheres que levam o nome do Brasil pro resto do mundo, sem ser na base da putaria, do funk idiota com musicas banalizando as mulheres, com conteúdos nada construtivos.
    Fernanda é sinônimo de voz na medida certa, em qualquer momento.

  35. Luciana Lima Says:

    Falar de Fernanda Takai é primeiro lembrar de bons tempos do Pato Fu e nunca esquecer que ela embalou sucessos como Perdendo Dentes, Sobre o Tempo, Made In Japan, e tantos outros.
    Fernanda tem sim a voz delicada e uma sensibilidade boa pra música. Pode nao ter a voz forte de cantoras consagradas, mas tem a essencia que muitas cantoras nao tem.
    Falar de Fernanda Takai é sentir a leveza que cada música tem “num todo”, é inovaçao e transformação, diferenças, e sempre criativadade.
    Fernanda é uma das poucas mulheres que levam o nome do Brasil pro resto do mundo, sem ser na base da putaria, do funk idiota com musicas banalizando as mulheres, com conteúdos nada construtivos.
    Fernanda é sinônimo de voz na medida certa, em qualquer momento.
    é um ícone mineiro na música de bom gosto.

  36. Pablo Milanes Says:

    O repertório é bom mas a voz muito fraca. Estive em Belo Horizonte recentemente e li uma crônica da Fernanda no jornal local. Além de fraquinha como cantora é fraquinha como escritora.
    Mas, se for pra comprar um CD pirata por 2,00 eu arrisco levar pra casa.

  37. Joe Corgan Says:

    Vamos fazer o seguinte: substituir “fraca” e “fraquinha” por palavras, argumentos que expressem melhor a opnião que se quer passar. Fica um tanto quanto vago dizer: ela é muito “fraca”. Não dá pra dar muita credibilidade. Se não gosta, diga que não gosta e pronto. Agora tentar “justificar” que não gosta através de ataques, definitivamente, não é legal.

  38. Roberto Fonseca Says:

    A aparência sadia da Fernanda Takai, acompanhada de uma bela e sonora voz, a faz especial àqueles que a admiram. Eu, por exemplo, nunca a vi cantar pessoalmente. Porém, para que eu chegue a essa conclusão, nem é preciso tal “Tête-a-Tête, porquê, para mim, basta fechar os meus olhos e deixar-me enlevar pela sua voz. Parabéns, Fernanda e não se subestimar pelos invejosos que procuram cercá-la.
    RF

  39. mileciano Says:

    Ela tem a voz bonita, ela e linda, vou dar uma de arnaldo sacomani, pq ela não foi feliz na música, muito sucesso pra ela e a banda pato fu

  40. Maíra Says:

    Por favor! Ela não canta nada e ainda estraga as músicas dos outros, pior que ela só Malu magalhães…Já estava feliz por não ouvir mais o Pato Fu (sei lá como escreve isso…) e de repente ela retorna sem fazem nem uma aulinha de canto e ainda querendo cantar bossa nova…Meu Deus!!!

  41. Luis Says:

    esse baterista tinha que ter tocado mais tranquilo, só deu a bateria. cobriu todos os outros instrumentos, inclusive a voz
    a Fernanda já é uma cantora antiga pra ainda fazer barulho pra respirar.
    vai fazer aula de técnica vocal com alguém que entenda do assunto.

  42. Kashmir Says:

    Olha, realmente essa Takai é uma das maiores farças dos nossos tempos em música popular (digo “…uma das” porque tem outras do mesmo calibre). E tem mais, não se trata de uma questão de gosto, ela é ruim mesmo. Mercado por mercado o Michael Jackson é imbatível, e o pessoal fica aí nesse nhenhenhe de remake…

  43. Carlos Rovath Says:

    Tanta coisa brega no país, e algumas pessoas ficam falando mal de gente boa. O trabalho dela é otimo, e voz, não é tudo, ou vão dizer que Guilherme Arantes é ruim também? Enfim gosto dela e curti bastante o cover que ela fez do Duran Duran, uma das melhores bandas, afinal são 30 anos de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: