O Franz Ferdinand no Brasil

Começam a ser vendidos, a partir das 16h desta quinta-feira (17), os ingressos para o show único que o Franz Ferdinand faz no Brasil (além da aparição no VMB) dia 30, na The Week, em São Paulo. São 500 entradas ao módico preço de R$ 260,00 (R$ 130,00 para estudantes) mais as famosas taxas de conveniência. Você pode comprar o ingresso no www.ingressorapido.com.br ou nos pontos de venda físico relacionados aqui.

Pra quem não conseguir comprar, a esperança é ganhar um ingresso na promoção da Smirnoff, que está bancando o show. Para concorrer a um dos 150 pares de ingresso você tem que acessar o site da vodca e responder à pergunta “O que faria você dizer ‘eu estava lá’ depois do show do Franz Ferdinand?”.

Por que vale a pena pagar tanto para ver o Franz Ferdinand? Das bandas surgidas nessa geração dos anos 00 que emulam o rock dos anos 80 nenhuma envelheceu (se é que podemos usar o termo já) tão bem quanto o Franz. Dono de dois primeiros discos urgentes e dançantes, cheios de riffs espertos de guitarra e quebra de ritmos, o Franz ousou mudar o rumo sonoro, incorporar batidas africanas e bases eletrônicas e forjar um dos grandes discos de 2009, Tonight. É uma banda explosiva e ainda em seu auge, fazendo a turnê de um ótimo disco e com repertório de sobra para tocar uma hora e meia de hits das pistas dos anos 00. Num local pequeno, então, tem tudo para ser um dos shows do ano.

O amigo Diego Maia, que esteve do Circo Voador em 2006 (para 1200 pessoas), descreveu  o show como “a coisa mais perfeita do mundo, os caras completamente desnorteados com a plateia. Rolou um maremoto de gente em ‘This Boy’, que foi a primeira música”. Não duvido de nada do relato.

U2 025

Eu vi o Franz também em 2006, no Morumbi, quando eles abriram o show do U2. Mas as condições eram completamente diferentes: estádio enorme e cheio de gente que não queria ver a banda. Mesmo assim, o show foi ótimo. O que eu mais lembro do dia, no entanto, foi o momento em que eu e o Alemão entramos no estádio. Depois de ficar na fila por cinco horas, os portões se abriram, a gente correu e conseguiu entrar na área VIP. Quando ainda estávamos nos recompondo, aparece um sujeito meio franzino no microfone e solta “ei, nós somos o Franz Ferdinand, vocês se importam se passarmos o som agora?” Abaixo, o que eu escrevi sobre o show pro Scream & Yell (aliás, meu primeiro texto publicado no Scream, hehehe)

Um pouco antes…

É uma pena que 95% dos presentes no show do U2 do dia 21 não quisessem saber da banda de abertura, o Franz Ferdinand. Como disse um rapaz na fila, “Franz Ferdinand, ah, legal, mas toca Take Me Out e sai que eu quero ver o U2”. Porém, a indiferença não foi obstáculo para os escoceses. Eles subiram no palco e fizeram um show de gente grande, estarrecendo os fãs e mostrando aos tais 95% que a banda têm qualidade para segurar uma platéia de qualquer tamanho. No final, surpresa de muitos e mais uma leva de admiradores conquistados.

Não fosse pelo som do baixo extremamente mal equalizado, o show do Franz teria sido impecável. O repertório foi bem escolhido, preenchendo perfeitamente os 45 minutos de apresentação; Alex Kapranos e Nick McCarthy mostraram que têm domínio de palco e muita energia, além de dominarem seus instrumentos; e o rock dançante do Franz provou funcionar. E, apesar de fria, a reação da platéia surpreendeu Kapranos, que esperava um público menos receptivo na primeira passagem da banda pelo Brasil.

A relação amistosa entre o Franz e a platéia começou às 15h daquela terça-feira. Uns dez minutos depois de os portões serem abertos, um senhor de cabelos grisalhos chegou ao microfone e perguntou à pequena multidão que já se aglomerava em frente ao palco e nas arquibancadas: “Vocês se importam de o Franz Ferdinand passar o som?” É claro que não!!! A banda atacou três canções (This Boy, Matinee e Eleanor Put Your Boots On) e deixou o acorde inicial de Take Me Out soando como aperitivo para a noite.

Ao entrar antes das 20h para tocar, o Franz começava um show antológico. Mudaram algumas versões, acelerando Eleanor…, dando uma parada fenomenal em Walk Away, acrescentando notas e ritmo nos riff de Take Me Out, e terminando Outsiders com Paul Thomson e mais dois músicos de apoio tocando bateria furiosamente.

A impressão que ficou foi que em um lugar menor e para uma platéia mais “seletiva” o Franz funcionaria ainda melhor, como aconteceu no Rio de Janeiro dois dias depois, segundo relatos. No Morumbi eles provaram, com energia de sobra, que são a melhor banda de rock atual e a que mais se diferencia no meio de tantas iguais. Resta saber como vão lidar com o tempo e as tendências musicais. Por enquanto, o que se tem certeza é que o disco novo tem fortes chances de sair esse ano. Eles inclusive gravaram duas músicas nos estúdios da Trama em São Paulo. Prova de que sabem que estão num momento iluminado e querem aproveitá-lo. Que venha mais Franz Ferdinand.

Anúncios

16 Respostas to “O Franz Ferdinand no Brasil”

  1. Maurício Says:

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !!!!! Com AC/DC marcado pra 27 de novembro ???? Cara, Franz Ferdinand não vai ser o melhor show do ano com certeza, mas essa “matéria” com certeza foi a melhor PIADA do ano !!!! AHAHAHAH !!!!

    • Tiago Says:

      Mas eu não disse que vai ser o melhor show do ano. Disse que é candidato a ser UM dos shows do ano. Até porque é meio difícil alguém bater o show do Radiohead no começo do ano. =)

  2. Anderson Says:

    ridículo o seu post, sinto mto.

    para de falar merda, o Franz é uma banda ok, nada mais além disso, vc parece um indie falando, aliás, vc é o típico indie.

    para de ser ridículo e vê as bandas que estão confirmadas, as que tocaram esse ano no Brasil, ou melhor, vai em show cara, seu post é uma piada, daquelas que a gente ri e não para mais.

    o Franz vai voltar ano que vem de qualquer jeito para shows no Brasil, tem que ser mto idiota pra pagar 260,00 no ingresso agora, é só pelo desejo de falar “eu fui no showzinho da The Week”, isso é tão ridículo que impressiona alguém perder vários minutos fazendo um post falando disso.

    concordo com o Mauricio, vai ouvir música cara!

  3. Anderson Says:

    ao contrário de bandas que não souberam envelhecer, teve público que também não sabe… e antes que vc diga q eu não sei o que estou falando, vi o Franz 3 vezes, não figura nem entre os dez melhores shows q eu já vi

    • Tiago Says:

      Anderson, gosto é que nem cú, né, cada um tem o seu. Tem gente que acha Kiss bom pra caralho. Vai entender, ne?

    • JT Says:

      Cara,se vc não acha tão bom….que mal lhe pergunte,pq foi 3 vezes no show?Podia ter passado….
      Para de criticar e começa aceitar que as pessoas não tem o mesmo gosto musical que vc, assim como existem pessoas que curtem Funk e acham demais!
      Cada um, cada um , cara!
      Respeito a sua opniao, mas…respeite a dos outros também!

  4. Bruno Says:

    ohhhh…. o pessoal que critica gosto alheio eh nogento …….
    franz ferdinand sim sera um dos melhores show do ano mais ta caro …. assim como os arctic monkeys tambem virah ano que vem no brasil ….

  5. Fernando Lima Says:

    QUAL A SENSURA DE IDADE PARA O SHOW DELES NO BRASIL ? //// E ELES VIRAO PARA O BRASIL NOS PRIMEIROS MESES DE 2010 ?

  6. BRuno Oliveira Says:

    Só faltou dizer do show no Motomix 2006 show historico !

  7. Bozo Says:

    AC/DC é lenda , como não acredito em lenda curto o que é real !

    Franz Ferdinand é muito bom , show no Espaçõ das Americas foi foda . Até hoje não consigo acreditar que uma banda pode tocar desse jeito.
    Infelizmente perdi a abertura do U2 , mas ano que vem vai eu lá no via funchal ver eles outra vez !

  8. Gabriella F, Says:

    Eu acho que o show do Franz vai ser demais, é uma banda da atualidade muito boa quem gosta de verdade e vai marcar presença no show vai adorar, claro que o AC/DC é uma lenda e os fã vão estar em peso.
    Além de Radiohead outro show que marcou em 2009 foi o do Oasis, os irmão Gallagher são fodas e apvoraram nos show pelo Brasil.
    Talvez Franz não sejam ma das melhores bandas do mundo, mas que é muito bom é sim.

  9. luanna Andrdee Says:

    acho ridiculoo pessoas que não sabem o que é musica boa de verdade ficarem criticando o gosto dos outros! cadê a democraciia??todo mundo tem direito de gostar do que quiser e nem por isso um bando de idiotas tem o direito de ficar criticando”bando de doentes” eu amoo siiim o franz ferdinand.que com certeza vai ser um dos shows do anoo! claaaro que tem muitas bandas boooas até melhotes que eles.mas eles são demaaaais.”eu iei mais uma vez ao show do franz ferdinand não perderei por nda nesse mundo!!

  10. Severines Says:

    O show do Radiohead não foi tão bom assim, o show do Oasis não foi tão bom assim e acho que esse show do Franz não vai ser tão bom qt o que eles fizeram no Circo Voador….

  11. Raul Says:

    Alguem sabe se o Strokes e Arctic Monkeys Virao ao brasil ? E se Virão quando ?

    Thks . ^^

  12. Nani Says:

    E eu adoooro o Franz mesmo, e esse tal de Tiago está certíssimo, mas eu só quero saber de uma coisa: Alguém sabe onde está sendo as vendas dos ingressos no show do Franz em BRasília???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: